CADERNO DE RESUMOS - SIMPÓSIOS
Sessão de Simpósios - Prédio de Letras - FFLCH-USP
18/10 - 13h30 às 15h20
1. Riscos psicossociais? Princípios éticos e efeitos de intervenções em diferentes concepções das relações saúde-trabalho
(Sala 109 - Prédio de Letras da USP)
Coordenadora: Claudia Osorio (UFF – Universidade Federal Fluminense)
Palavras-chave: Trabalho; Subjetividade, Saúde do Trabalhador; Riscos psicossociais
4. O coletivo de trabalho e seus efeitos em práticas de intervenção e análise da atividade de professores de línguas
(Sala 112 - Prédio de Letras da USP)
Coordenadora: Rozania Maria Alves de Moraes (PosLA/UECE - Universidade Estadual do Ceará)
Palavras-chave: Coletivo de trabalho; Atividade docente; Intervenção
7. Interlocuções entre a Clínica da Atividade e a Psicologia Social do Trabalho
(Sala 169 - Prédio de Letras da USP)
Coordenador: Fábio de Oliveira (USP - Universidade de São Paulo)
Palavras-chave: Clínica da Atividade; Psicologia Social do Trabalho; Pesquisa; Intervenção.
8. CLÍNICA DA ATIVIDADE E FORMAÇÃO DE PROFESSORES: INTERSECÇÕES E PERSPECTIVAS
18/10 - 13h30 às 15h20 (Sala 171 - Prédio de Letras da USP)
Coordenadores:
Eliane Lousada (USP - Universidade de São Paulo)
Frédéric Saussez (UdS - Universidade de Sherbrooke)
Palavras-chave: formação de professores; autoconfrontação; instrução ao sósia; métodos;
Sessão de Simpósios - Prédio de Letras - FFLCH-USP
20/10 - 10h20 às 12h10
2. O ofício dos trabalhadores da morte à luz da Clínica da Atividade: significados, afetos e emoções
(Sala 109 - Prédio de Letras da USP)
Coordenadores:
Joeder da Silva Messias (UESB-Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia)
Jorge Tarcísio da Rocha Falcão (UFRN-Universidade Federal do Rio Grande do Norte)
Palavras-chave: Clínica da Atividade; Trabalhadores; Morte; Afetos; Emoções.
3. A atividade de formar para intervir em clínica da atividade no Brasil: como a mágica acontece?
(Sala 112 - Prédio de Letras da USP)
Coordenadoras:
Katia Santorum (UERJ – Universidade Estadual do Rio de Janeiro)
Leda Souza do Nascimento (Psicóloga/Psychologue)
Palavras-chave: intervenção; formação; instruções ao sósia; clínica da atividade; pós-graduação
5. Como praticar a Clínica da Atividade Docente (CAD) na Educação Superior
(Sala 169 - Prédio de Letras da USP)
Coordenadores:
Anselmo Lima (UTFPR - Universidade Tecnológica Federal Paranaense)
Dalvane Althaus (UTFPR - Universidade Tecnológica Federal Paranaense)
6. Intervenção e Análise da Atividade de Ensinar: Reflexões sobre a Formação Docente na Educação Básica
(Sala 171 - Prédio de Letras da USP)
Coordenadoras:
Simone Dantas-Longhi (UFV - Universidade Federal de Viçosa)
Flavia Fazion (UFPR - Universidade Federal do Paraná)
Palavras-chave: Clínica da Atividade; atividade docente; formação de professores; co-análise de situações de ensino; educação básica