Simpósios

 

 

 

CADERNO DE RESUMOS - SIMPÓSIOS

 

Sessão de Simpósios - Prédio de Letras - FFLCH-USP
18/10 - 
13h30 às 15h20

 

1. Riscos psicossociais? Princípios éticos e efeitos de intervenções em diferentes concepções das relações saúde-trabalho

(Sala 109 - Prédio de Letras da USP)

Coordenadora: Claudia Osorio (UFF – Universidade Federal Fluminense)

Palavras-chave: Trabalho; Subjetividade, Saúde do Trabalhador; Riscos psicossociais

 

4. O coletivo de trabalho e seus efeitos em práticas de intervenção e análise da atividade de professores de línguas

(Sala 112 - Prédio de Letras da USP)

Coordenadora: Rozania Maria Alves de Moraes (PosLA/UECE - Universidade Estadual do Ceará)

Palavras-chave: Coletivo de trabalho; Atividade docente; Intervenção

 

7. Interlocuções entre a Clínica da Atividade e a Psicologia Social do Trabalho

(Sala 169 - Prédio de Letras da USP)

Coordenador: Fábio de Oliveira (USP - Universidade de São Paulo)

Palavras-chave: Clínica da Atividade; Psicologia Social do Trabalho; Pesquisa; Intervenção.

 

8. CLÍNICA DA ATIVIDADE E FORMAÇÃO DE PROFESSORES: INTERSECÇÕES E PERSPECTIVAS

18/10 - 13h30 às 15h20 (Sala 171 - Prédio de Letras da USP)

Coordenadores:

Eliane Lousada (USP - Universidade de São Paulo)
Frédéric Saussez (UdS - Universidade de Sherbrooke)

Palavras-chave: formação de professores; autoconfrontação; instrução ao sósia; métodos;

 


Sessão de Simpósios - Prédio de Letras - FFLCH-USP
20/10 - 10
h20 às 12h10

 

2. O ofício dos trabalhadores da morte à luz da Clínica da Atividade: significados, afetos e emoções

(Sala 109 - Prédio de Letras da USP)

Coordenadores:
Joeder da Silva Messias (UESB-Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia)

Jorge Tarcísio da Rocha Falcão (UFRN-Universidade Federal do Rio Grande do Norte)

Palavras-chave: Clínica da Atividade; Trabalhadores; Morte; Afetos; Emoções.

 

3. A atividade de formar para intervir em clínica da atividade no Brasil: como a mágica acontece?

(Sala 112 - Prédio de Letras da USP)

Coordenadoras:
Katia Santorum (UERJ – Universidade Estadual do Rio de Janeiro)

Leda Souza do Nascimento (Psicóloga/Psychologue)

Palavras-chave: intervenção; formação; instruções ao sósia; clínica da atividade; pós-graduação

 

5. Como praticar a Clínica da Atividade Docente (CAD) na Educação Superior

(Sala 169 - Prédio de Letras da USP)

Coordenadores:
Anselmo Lima (UTFPR - Universidade Tecnológica Federal Paranaense)
Dalvane Althaus (UTFPR - Universidade Tecnológica Federal Paranaense)

 

6. Intervenção e Análise da Atividade de Ensinar: Reflexões sobre a Formação Docente na Educação Básica

(Sala 171 - Prédio de Letras da USP)

Coordenadoras:
Simone Dantas-Longhi (UFV - Universidade Federal de Viçosa)
Flavia Fazion (UFPR - Universidade Federal do Paraná)

Palavras-chave: Clínica da Atividade; atividade docente; formação de professores; co-análise de situações de ensino; educação básica